Os oito classificados para as quartas de final do Paulistão já estavam definidos com antecedência. Ainda assim, a última rodada da primeira fase da competição, com todos os jogos realizados neste domingo, reservou grandes surpresas tanto na ponta como na rabeira da classificação.
Corinthians, líder, e Portuguesa, rebaixada à Série A2, foram as principais mudanças da empolgante 19ª rodada – com reviravoltas até o último minuto.
Em Lins, o São Paulo precisava somente de uma vitória sobre o Linense para praticamente garantir a liderança e a vantagem de decidir em casa durante as fases finais, no mata-mata. No entanto, a derrota inesperada por 2 a 1 deixou o time estagnado nos 43 pontos e beneficiou o rival Corinthians. Na segunda posição, enfrentará o sétimo colocado Bragantino.
Locais, datas e horários das quartas serão definidos em Conselho Técnico na sede da Federação Paulista, nesta terça-feira.
De olho no jogo do Tricolor, o Timão foi a Campinas só com os reservas e triunfou sem dificuldades sobre a Ponte Preta: também por 2 a 1, com um pênalto polêmico, alcançando 46 pontos e a primeira posição isolada. Agora, o Corinthians pega novamente a Macaca, oitava colocada, mas desta vez jogando em casa.
Apesar da mudança na ponta, foram os torcedores de Portuguesa e Botafogo que sofreram as maiores emoções neste domingo. Até os 43 minutos do segundo tempo, o time de Ribeirão Preto empatava com o Guarani e era rebaixado ao lado do rival Comercial. Na raça, entretanto, Clebinho marcou o tento da vitória por 2 a 1 e jogou a tristeza para o Canindé. Ou melhor, para o Municipal de Mirassol.
A Lusa dependia de si para escapar da degola. Uma vitória sobre o Mirassol, fora, era o bastante para garantir o time na Primeira Divisão – o que já seria pouco para o time que chegava com o status de campeão da Série B do Brasileiro e a alcunha de “Barcelusa”.
No entanto, foi humilhada e a derrota por 4 a 2 (que chegou a ser 3 a 0 no início do segundo tempo) decretou o descenso. O Guaratinguetá, que empatou em 2 a 2 com o São Caetano, também foi rebaixado e junta-se à Lusa, à Catanduvense e ao Comercial na Série A2 de 2013.
Palmeiras e Santos também tiveram atuações bem diferentes contra os outros dois rebaixados. O Verdão pegou o Comercial no Pacaembu, esteve atrás no placar por duas vezes e, mesmo com dois jogadores a mais, sofreu para arrancar empate em 2 a 2. Assim, pega o “carrasco” Guarani, em Campinas, nas quartas.
O Peixe, por outro lado, em ritmo de festa do centenário, atropelou o Catanduvense sem dó por 5 a 0, com direito a golaços e atuação de gala das estrelas Neymar e Ganso – agora, enfrenta o Mogi Mirim.
Os quatro primeiros têm a vantagem de decidir em casa nas quartas de final. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.
Na semifinais, também em jogo único, os dois melhores colocados no geral ficam com o mando de campo a favor. Na final, em ida e volta, decide em casa também o time que somou mais pontos ao longo do torneio.
QUARTAS DE FINAL
CORINTHIANS
PONTE PRETA
GUARANI
PALMEIRAS
SÃO PAULO
BRAGANTINO
SANTOS
MOGI MIRIM
globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário