Tão esperado quanto o confronto entre Santos x Barcelona é o enfrentamento entre duas das maiores estrelas do futebol mundial de hoje: Messi e Neymar. Por isso, Goal.com resolveu dissecar o estilo de jogo das duas estrelas da decisão.
Estilos diferentes
Tanto Messi quanto Neymar são atacantes com alto poder de decisão e talento extraordinário. Não significa, porém, que decidam as partidas da mesma maneira. Muito pelo contrário.
Messi é um jogador menos estiloso nos seus toques na bola. Não há pedaladas, truques ou simples demonstrações de habilidade. O jogo de Messi é objetivo ao extremo. Os toques são precisos e simples, sem muito enfeite. Não significa que não seja um prazer assisti-lo. Messi é inteligente para jogar, tem habilidade e visão de jogo para o passe e depois que coloca a bola na frente e passa pelo primeiro adversário, é extremamente difícil pará-lo sem falta.
Neymar tem mais capacidade que Messi no simples enfrentamento de um contra um, mas está atrás do argentino em outros aspectos. O brasileiro melhorou bastante na tarefa de acionar companheiros com o passe, mas ainda está longe de Messi. O estilo também é bem diferente. Neymar gosta do toque bonito, do enfeite. Não significa, porém, que seu jogo se limite a isso.
Onde eles jogam?
Há diferenças claras nos padrões de movimentação de Messi e Neymar em campo. Os dois jogadores são determinantes para suas equipes, mas tem lugares de campo diferentes de onde partem suas jogadas geniais em direção ao gol.
Uma das tarefas mais difíceis para um analista de futebol é definir a posição de Messi. Teoricamente, ele é o centroavante do Barcelona, mas seu padrão de movimentação é totalmente diferente de um camisa 9 tradicional.
Messi costuma recuar até a entrada da área para ficar às costas dos volantes e, dependendo do caso, chega a ir até o círculo central para ajudar Xavi e Iniesta na articulação das jogadas. Ele também tem clara preferência pelo lado direito, setor de campo no qual jogou por um bom tempo. Dali, costuma arrancar em direção ao meio, puxando a bola para o pé esquerdo para finalizar.
Se Messi prefere o lado direito, Neymar gosta da esquerda. É dali que parte a maioria de suas jogadas e é ali que ele se posiciona inicialmente. Uma das evoluções que teve nos últimos meses, porém, foi sua movimentação frenética por todos os cantos do gramado.
Agora, Neymar já não se limita ao flanco do gramado e aparece, além do lado direito, na região central do campo, como se viu no belo gol que marcou contra o Kashiwa Reysol. Esse tipo de movimentação causa indefinição da marcação, algo que não acontece quando a joia santista fica rente à linha lateral.
NEYMAR X MESSI |
Segundo atacante com liberdade de movimentação. | FUNÇÃO EM CAMPO | Centroavante que recua e parte em velocidade em direção ao gol. |
Toques vistosos, dribles desconcertantes, enfrentamento individual com marcadores. | ESTILO | Toques objetivos, dribles em velocidade, jogadas de associação com os companheiros. |
Capacidade de enfrentamento no um contra um. | O QUE ELE TEM QUE O RIVAL NÃO TEM? | Visão de jogo, qualidade superior para dar assistências. |
goal.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário