terça-feira, 1 de novembro de 2011

Felipe Massa vs Lewis Hamilton até quando?

 
 

A longa novela entre Felipe Massa e Lewis Hamilton, que ganhou mais um capítulo com o acidente no GP da Índia, precisa chegar ao fim. Pelo menos é o que desejam os chefes das equipes Ferrari e McLaren.
Bem que os pilotos, que não se falam direito fora das pistas, tentaram uma reaproximação com um abraço no minuto de silêncio em homenagem aos recentes acidentes fatais de Dan Wheldon, na Indy, e Marco Simoncelli, na Moto GP. Mas na 24ª volta, Hamilton tentou ultrapassar o piloto da Ferrari, que fechou a porta e os dois acabaram se tocando.
Os pilotos já haviam se estranhado também em Mônaco, Inglaterra, Cingapura (treino e corrida) e Japão.
Martin Whitmarsh, chefe da McLaren, pediu para que o britânico resolva os problemas com o brasileiro.
- Eles são pilotos jovens, mas não tão jovens. Eles são homens, precisaram se resolver. Eles tem se tocado com muita frequência. Claramente Lewis e Felipe estão magnetizados.
O chefe da Ferrari, Stefano Domenicalli, brincou com o 'imã' existente entre os pilotos, disse que uma conversa talvez não resolva a questão, mas admitiu que é preciso que a novela chegue ao fim.
- Quem é o lado positivo e quem é o lado negativo? Nós podemos sentar e jogar cartas, mas não vai resolver o problema. Uma coisa que é fundamental na minha opinião é que precisamos ter certeza de que há uma abordagem coerente da direção de prova sobre o que acontece na pista. Não podemos negar, há uma série de encontros entre eles na pista. Não podemos deixar essas coisas maiores do que são.

Massa com o pneu estourado em Cingapura (Foto: EFE)
Massa teve o pneu estourado, em um dos incidentes, em Cingapura (Foto: EFE)

Primeiro capítulo em Mônaco
O primeiro capítulo da novela entre Massa e Hamilton na temporada foi ao ar em maio, no GP de Monaco. Na ocasião, o inglês tentou uma improvável ultrapassagem na Loews e acertou em cheio o carro de Felipe Massa. Na sequência, os dois ficaram lado a lado no túnel e o brasileiro, do lado sujo da pista, acabou batendo no muro.
Punido com um drive throug na corrida, onde também se envolveu em incidente com Pastor Maldonado, Hamilton disparou: ''Bateram em mim e fui punido. Estes pilotos são realmente ridículos. Burros'. No dia seguinte, o inglês se arrependeu eu pediu desculpas aos companheiros: 'Para Massa e Maldonado, com todo respeito, eu peço desculpas se os ofendi'.

Disputa e toques até a bandeirada em Silverstone
No GP da Inglaterra, em julho, os pilotos brigaram pela quarta posição até a bandeirada final. Na disputa, a Ferrari de Massa foi tocada duas vezes pela McLaren de Hamilton. Mas o brasileiro, que não conseguiu a ultrapassagem e terminou em quinto, desta vez não viu nada de errado na atitude do rival.


Hamilton tenta ultrapassagem na volta de saída dos boxes no treino em Cingapura
No fim de setembro, em Cingapura, os incidentes passaram a ser frequentes e a rivalidade se intensificou. Massa ficou irritado com a pressa de Hamilton em tentar ultrapassá-lo na volta de saída dos boxes para o Q3 no treino classificatório para o GP de Cingapura: 'Não entendi porque ele quis passar a todo custo. Estávamos todos em linha em nossa volta de saída dos boxes. Ele não usou a cabeça novamente'.

Confusão no treino e na corrida também....
Em uma tentativa frustrada de ultrapassagem, Hamilton furou o pneu da Ferrari do brasileiro e quebrou o bico da McLaren. O inglês novamente foi punido com um drive throug. Após a corrida,Massa interrompeu uma entrevista que Hamilton dava a uma rede de TV e parabenizou ironicamente o adversário com tapas no braço: ‘Bom trabalho’.Depois do incidente, Massa revelou ter perdido a paciência: 'Falei com ele, mas ele não ouve'.

Vídeo reacende polêmica: 'Destrua a prova dele'
Dias depois, o vídeo oficial do GP de Cingapura onde um áudio em que o mecânico da Ferrari, Rob Smedley, pedia para o brasileiro 'destruir' a corrida de Hamilton reacendeu a polêmica. Em nota oficial, a escuderia italiana reconheceu que o termo utilizado foi inadequado, mas minimizou usando o calor do momento como justificativa.
Mais um capítulo no GP do Japão
Depois da série de polêmicas, os dois largariam lado a lado no GP do Japão. Massa minimizou: 'Não faz diferença. Mas durante a corrida, os dois  voltaram a se estranhar. Dessa vez, Massa teve o bico da Ferrari danificado após ser espremido por Hamilton em uma disputa pela quarta colocação. O incidente chegou a ficar sob investigação pela FIA, que decidiu não punir o piloto da McLaren. O brasileiro reclamou mais uma vez: 'Ele não aprende'. O chefe da McLaren, Martin Whitmarsh classificou o incidente como de corrida e brincou : 'Infelizmente parece que eles estão magnetizados, não parece?'
Na Índia, um abraço parecia marcar o fim da rivalidade. Parecia...
Antes do GP da Índia, Lewis Hamilton e Felipe Massa ficaram lado a lado no minuto de silêncio em homenagem às mortes de Dan Wheldon, na Indy, e Marco Simoncelli, na Moto GP, nos dois últimos fins de semana. Após uma série de incidentes nas corridas passadas, o piloto da McLaren abraçou o brasileiro e disse: "Boa sorte para a corrida". Parecia, enfim, o fim da rivalidade criada este ano. Parecia.
Na volta 24 da prova indiana, Hamilton e Massa voltaram a se envolver em uma polêmica. Em busca do quinto lugar, o inglês tentou ultrapassar o piloto da Ferrari, que fechou a porta e os dois acabaram se tocando. Hamilton teve a asa dianteira da McLaren danificada e precisou parar nos boxes. Dessa vez, a direção de prova entendeu que o culpado pelo acidente foi Massa, que acabou punido com um drive through (passagem pelos boxes). Hamilton reclamou do brasileiro: 'Não me deu espaço'. Massa retrucou: 'Não fiz nada de errado, não entendi a punição'.

globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário